O transporte público em Aracaju, de modo geral, sempre foi de baixa qualidade e nunca mereceu, salvo em raros casos, uma avaliação positiva dos seus usuários. GRosas 7729Greves, aumento de tarifas, falta de qualidade no serviço, falta de incentivo na capacitação dos funcionários pelas empresas, falta de segurança e conforto são reclamações constantes para quem precisa se locomover utilizando o sistema de ônibus oferecido. Ciente desta realidade, o vereador Seu Marcos (PHS) criticou, mais uma vez, os responsáveis pelo sistema de transporte público coletivo em Aracaju. Desta vez, a falta de abrigo nos pontos de ônibus foi alvo de questionamentos e críticas no legislativo municipal.

Para Seu Marcos, a população paga por um serviço ineficaz. Além dos ônibus velhos, a ausência de abrigos nos pontos de ônibus e atrasos constantes irritam usuários do sistema público de transporte. “É lamentável que o usuário que paga uma tarifa tão cara não tenha um ponto de ônibus adequado, precisam ficar esperando de 30 a 40 minutos num abrigo sem estrutura, ao relento”, destacou.

Ainda de acordo com o vereador, a situação dos pontos de ônibus em alguns bairros da capital é desrespeitosa e não atende aos anseios da população usuária. Os abrigos existentes e com boas condições estão localizados apenas em bairros nobres da cidade. “Os abrigos dos pontos de ônibus estão entregues ao abandono. Em alguns bairros nem se quer tem o abrigo, a maioria só possui a placa de sinalização. O usuário fica a mercê de chuva e sol. E quando se cobra das empresas, as mesmas justificam que não tem dinheiro para melhorias. A prefeitura diz que não tem verba, mas é a população que paga e não tem recebido o serviço”, explicou.

Só este ano, o vereador Seu Marcos já protocolou e cobrou, através de indicações aprovadas na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que os órgãos responsáveis solucionem problemas existentes, a exemplo da revitalização de faixas de pedestres, melhoria na segurança, reforma dos banheiros existentes, ampliação e retomada a venda de passagens do "Cartão Mais Aracaju" em todos os terminais de integração da capital.

Foto: Gilton Rosas